Aman-ti-kyr, serra das vertentes, a montanha que chora. A Mantiqueira, uma cordilheira erguida entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, se impõe como metáfora desse espaço virtual de publicação e diálogo.
Abrangendo uma área de dez mil quilômetros quadrados, a serra que chora recebeu esse nome devido à sua potencialidade manancial. Diversa em seus acervos cultural e ambiental, a Mantiqueira representa toda a diversidade de posturas, olhares e informações que pretendemos divulgar aqui.
A Revista Aman-ti-kyr é, assim, um periódico quadrimestral de divulgação científica da área da educação, de postura interdisciplinar, que integra as atividades acadêmicas da Universidade Federal de Itajubá.
Pretendemos ser um lugar de interlocução com a escola e os sujeitos que a constroem cotidianamente contribuindo para a reflexão e a disseminação de conhecimentos relacionados à educação, ao humano, às linguagens, à cultura e à interdisciplinaridade.
Por meio das seções, buscamos possibilitar a interatividade entre esses vários componentes da trama educacional que são o nosso público-alvo: discentes, docentes, teóricos e pesquisadores da educação e demais sujeitos da comunidade escolar e da Universidade. Nesse sentido, a Revista Aman-Ti-Kyr quer ser um veículo da relação "extra-muros" que viabiliza o contato entre a academia e a escola.